CODEX – Whishful thinking
Quer acompanhar o que acontece no mundo das startups e do venture capital no Brasil mas não tem tempo? O CODEX combate essa sensação de FOMO com um compilado do acontece toda semana
A semana começa em território positivo com a notícia que o laboratório Moderna conseguiu bons resultados no teste em humanos de uma vacina contra o novo coronavírus. Na sexta-feira, o Sorrento viu suas ações dispararem 158% depois de anunciar que teve bom resultado em testes feitos em laboratório.
Vai levar um tempo até que a eficiência dos tratamentos seja comprovada e eles estejam disponíveis comercialmente, mas, num momento de tanta incerteza, qualquer sinal de luz no fim do túnel é motivo de comemoração.
A semana passada trouxe algumas movimentações interessantes como a movimentação do Uber para comprar o Grubhub e fortalecer o Uber Eats e a compra do Giphy pelo Facebook. A temporada de aquisições está aberta!
O Twitter liberou home office para sempre – assim como a brasileira Zee.Dog. A XP deixará os funcionários trabalharem remotamente até o fim do ano.
No Brasil, a Gupy levantou uma rodada com a Oria Capital, a Hotmart anunciou sua terceira aquisição no ano, enquanto Volanty e Mobly anunciaram novidades em seus modelos de negócios em meio à pandemia.
Como falado na semana passada, teremos novidades por aqui nas próximas semanas. E não se esqueça de compartilhar a newsletter.
Boa leitura e boa semana!
Compre! Compre! Compre!
As gigantes do mundo da tecnologia estão aproveitando o momento para fazer aquisições. A operação mais recente foi a compra do Giphy pelo Facebook. Mas Apple, Microsoft, Intel e o próprio Facebook, já tinham feito outras operações. Mais negócios virão nas próximas semanas, certamente.
Tá, mas e daí? Com caixa cheio, e com boas perspectivas por conta da digitalização forçada trazida pelo novo coronavírus, as big techs estão fazendo o seu papel de reforçar algumas lacunas de suas estratégias aproveitando o momento. É de se imaginar que a consolidação chegue ao mundo das startups em algum momento também.
Trabalhando de casa
O fundador e presidente do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que os funcionários da companhia poderão trabalhar de casa para sempre (a não ser que sua função exija que eles tenham que ir ao escritório. Foi a primeira companhia a anunciar publicamente o que deve ser novo normal depois que o furacão passar.
Depois disso a brasileira Zee.Dog fez um anúncio na mesma linha e a XP disse que o home office está liberado até o fim do ano (assim como Google, Facebook e Salesforce Já tinham feito).
Tá, mas e daí? Na urgência de continuar trabalhando, as empresas tiveram que criar esquemas de home office total sem tempo para pensar em como amarrar todas as pontas. Muitas agora estão percebendo que dá para trabalhar bem sem que todo mundo tenha que ir ao escritório todos os dias. A estimativa é que só 20% da população economicamente ativa da América Latina tenha condições de trabalhar nesse formato. A tendência é que uma parte realmente migre para esse modelo, mas que a maioria volte aos velhos hábitos.
Rodadas de investimento
A Gupy, de RH, recebeu um aporte de R$ 40 milhões da Oria Capital.
A SoftBank avalia novos investimentos nas empresas em que já fez aportes na América Latina
Aquisições (ou quase isso)
A Hotmart, comprou a Wollo, que ajuda produtores de conteúdo a ganhar dinheiro com assinatura. É a terceira operação no ano anunciada pela companhia mineira.
O Uber iniciou conversas para comprar o Grubhub, serviço de entrega de comida que atua nos EUA e em Londres.
Combate ao novo coronavírus
Além de equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool gel, o Cabify começou a oferecer aos motoristas uma película de proteção que isola o contato entre eles os passageiros.
Mudança de rota (por conta do coronavírus)
A startup de venda de carros usados Volanty, que atua com lojas físicas – chegou até a montar lojas em contâiners – mudou seu modelo de negócios e passou a vender totalmente online.
A Mobly, que vende móveis online – e abriu sua primeira loja física em São Paulo em junho de 2019 – começou a oferecer seus produtos no Rappi. A companhia também começou a oferecer entrega em um dia útil na capital paulista.
A Stone anunciou a demissão de 20% de seus funcionários, o equivalente a 1,3 mil pessoas. A medida foi necessária para adequar a estrutura à queda nas vendas no varejo físico. A companhia disse que pretende investir em produtos mais voltados ao mundo digital.
Temos vagas
Depois de Uber e Lyft anunciaram cortes de pessoal, a 99 disse que não pretende demitir ninguém, e que ainda está contratando. São 25 vagas abertas. Em carta enviada aos funcionários, o diretor-geral, Yang Mi, disse que a companhia tem “um negócio sólido, com fundamentos que continuam fortes, especialmente no mercado da China, onde se recuperou mais de 60% do volume de corridas pré-pandemia.
Em perspectiva
Até sexta-feira (dia 15), o aplicativo de comunicação Zoom, que ganhou projeção com as medidas de isolamento social e o aumento do home office, tinha valor de mercado superior ao de sete grandes companhias aéreas globais, que ficaram praticamente paralisadas nas últimas semanas por conta das medidas de isolamento social e do aumento do home office.
Recomendação de leitura
O que acontece com algoritmos de inteligência artificial, treinados com comportamentos do passado, quando o imprevisível acontece? Eles dão problema e precisam ser revisados!
Download
Como andam as fintechs nesse começo de ano? O CB Insights traz alguns… insights (já fiz essa piada antes, né?).
Faltou alguma coisa? Dúvidas, críticas, sugestões? Manda aí!